O melasma provoca um escurecimento da pele provocado pelo aumento da produção de melanina. Em geral, ele surge em áreas da pele que ficam expostas ao sol, sem a devida proteção. No entanto, também é muito comum surgir durante o período de gravidez na mulher.
Apresenta formatos variados e irregulares, com contornos bem delimitados, que podem ser ou não simétricos. O melasma costuma surgir no rosto, mas também pode aparecer em outras regiões do corpo. Essa mancha não apresenta riscos à saúde, mas costumar causar incômodo e baixa autoestima.
O que provoca o melasma?
Não existe uma única causa definida para o aparecimento do melasma, no entanto, existem fatores que contribuem para o seu agravamento, tais como: exposição intensa à luz do sol, alterações hormonais, genética e determinados tipos de cosméticos e medicamentos.
Particularidades do melasma:
Qual tratamento é indicado para o melasma?
Os melhores procedimentos para tratar o melasma são:
Microagulhamento:
Esse procedimento consegue provocar lesões controladas que estimulam a produção do colágeno e da elastina, além de promover uma renovação celular. As substâncias aplicadas realizam o clareamento do local amenizando bastante o melasma.
Laser:
O laser consegue liberar ondas de calor nas camadas da pele provocando a eliminação do pigmento da melanina. É mais utilizado em casos onde o melasma é mais profundo.
O que fazer se tenho melasma?
A principal coisa a se fazer é utilizar protetor solar sempre que for se expor ao sol. Também é importante procurar um médico especialista no tratamento do melasma.
Aqui, no Centro de Medicina e Estética, temos uma equipe médica especialista no tratamento do melasma.
Ela é graduada em medicina e possui também residência em oftalmologia, pela UFPR.
É especialista em plástica ocular, órbitas e vias lacrimais pelo Hospital de clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
Como membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Ocular, já atendeu a inúmeros pacientes nos mais de 20 anos de experiência na realização da blefaroplastia.
Natural de Cascavel, decidiu realizar o seu grande sonho de abrir a sua própria clínica oftalmológica e estética em Curitiba para propiciar aos seus pacientes um atendimento clínico de excelência.
Dr. Daniel Lameiro Sassone
CRM 42.309-PR
Ele é graduado em medicina pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel.
É especialista em Medicina Estética pelo ISBRAE Instituto Brasileiro de Ensino.
Membro da Associação Brasileira de Medicina Estética - ABME.
Monitor do curso de pós-graduação lato sensu de Medicina Estética do ISBRAE Instituto Brasileiro de Ensino