As manchas são formadas por alterações nos pigmentos da pele. Elas podem surgir por diversas razões, tais como genética, alterações hormonais, hábitos pessoais, mas a principal delas é a exposição solar em excesso e sem proteção.
Existem vários tipos de manchas. Geralmente, em decorrência desses fatores, ocorre uma alteração na produção da melanina ocasionada pelos melanócitos, fazendo surgir as manchas na pele.
Todas as manchas são iguais?
Como já dissemos, as manchas podem surgir por diferentes motivos. Normalmente, sua coloração pode indicar a causa do seu aparecimento. Elas podem ser de coloração marrom, preta, brancas, roxas e vermelhas. Também podem ter diferentes formatos e tamanhos, por isso, é muito recomendado consultar um médico para avaliar qual o tipo de mancha e saber se ela oferece algum tipo de risco à saúde.
Como é a prevenção?
Ao evitar exposição solar em excesso, é possível prevenir o aparecimento das manchas. Porém, quando elas se tornam permanentes no corpo, é necessário passar por procedimentos médicos estéticos, a fim de removê-las.
Quais os tratamentos para manchas?
Laser
Remove os pigmentos da pele, quebrando-os em pequenos pedaços posteriormente descartados de forma natural pelo próprio organismo.
Luz pulsada
Os feixes de luz emitidos pela luz pulsada, agem em diferentes comprimentos de onda que vão clareando a pele e tratando pequenos vasinhos sanguíneos, além de estimular a produção do colágeno.
Microagulhamento
As pequenas aberturas provocadas pelo microagulhamento, e as substâncias aplicadas, conseguem diminuir a pigmentação das manchas, promovendo o clareamento e remoção das mesmas.
Para definir qual o tratamento a ser realizado é importante contar com a avaliação de um profissional especializado.
Aqui, no Centro de Medicina e Estética, temos uma equipe médica especialista nos procedimentos voltados ao tratamento para manchas.
Ela é graduada em medicina e possui também residência em oftalmologia, pela UFPR.
É especialista em plástica ocular, órbitas e vias lacrimais pelo Hospital de clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
Como membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Ocular, já atendeu a inúmeros pacientes nos mais de 20 anos de experiência na realização da blefaroplastia.
Natural de Cascavel, decidiu realizar o seu grande sonho de abrir a sua própria clínica oftalmológica e estética em Curitiba para propiciar aos seus pacientes um atendimento clínico de excelência.
Dr. Daniel Lameiro Sassone
CRM 42.309-PR
Ele é graduado em medicina pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel.
É especialista em Medicina Estética pelo ISBRAE Instituto Brasileiro de Ensino.
Membro da Associação Brasileira de Medicina Estética - ABME.
Monitor do curso de pós-graduação lato sensu de Medicina Estética do ISBRAE Instituto Brasileiro de Ensino